sábado, 21 de outubro de 2017

Letters from Brazil 1 - Por que eu preciso voltar



Um pouquinho do River Lee

Hoje faz exatamente três semanas que voltei pra casa. Confesso que parece mais. A rotina já me absorveu. Trabalho-casa-trabalho... Ainda não deu para voltar a praticar alguma atividade física (estou tentando manter o peso) ou dar continuidade às aulas de inglês (quero continuar no objetivo de fazer a certificação). A prioridade é pagar as contas e cuidar de Fiona. Mas, claro, que eu sinto muita falta de Cork, minha Nárnia.

Eu já sabia que ia me sentir assim. Quando eu penso nisso, choro. E não é porque eu não goste daqui ou da vida que levo. É porque é muito bom poder viver num lugar em que você pode andar sem se preocupar se alguém vai te atacar. A violência lá acontece em outro nível. Pra mim esse é o grande problema de viver aqui atualmente. Fora a questão do ritmo da cidade. Cork tem tudo que uma cidade grande tem, mas num ritmo menos intenso. Ela é pequena e, dependendo do lugar, dá pra fazer tudo a pé. E é isso que eu quero para a minha vida.

Pela janela do meu quarto, os telhados que eu via e depois o horizonte...

Ontem eu precisei sair do trabalho mais cedo e o trajeto até a parada de ônibus foi um terror. Da parada pra casa, outro estresse. Eu desejo essa vivência de tranquilidade para todo mundo. Mesmo os que achem que isso é pura frescura minha.

Mas não é simplesmente por isso que eu gostaria de voltar. Também não é por conta do irlandês que conheci e que não manda notícia alguma (e que não vou fazer outro contato, claro). É porque, mesmo passando oito semanas, eu não fiz um monte de coisas que gostaria/poderia de ter feito. Se você me perguntar o motivo eu vou te dizer que por questão de orçamento. Tudo tinha que ser priorizado...

Quer saber o que faltou fazer? Dê uma lida na lista abaixo:

1. Assistir partidas de hurling ou gaelic football, dois esportes irlandeses típicos, e escolher times para torcer.
2. Andar de bicicleta pelas ruas de Cork ou de qualquer cidade irlandesa.
3. Ir ao Black Rock Castle.
4. Ir a Galway e outros lugares no leste e noroeste da Irlanda.
5. Frequentar outros pubs e boates, como a Vodoo...
6. Comer as comidas típicas da Irlanda.
7. Experimentar mais cervejas e cidras.
8. Viver o inverno do hemisfério Norte, quem sabe ver neve?
9. Assistir a espetáculo de dança e música típicas irlandesas.

São coisas bestas/simples, mas que fazem parte de viver o lugar, de sentir-se parte dele. Cork faz parte de mim agora e para sempre. Sério, preciso voltar...

Casinhas coloridas da North Street

Um comentário:

  1. Concordo contigo quanto à segurança aqui. Também acho esse o pior aspecto do Recife. Deve ser difícil se "adaptar" a isso depois de passar um tempo em um lugar mais tranquilo.

    ResponderExcluir