Getty Images
Minhas previsões estavam erradas (acontece com quem escreve sobre o que não entende), assim como não se pode confiar totalmente no que o “Globo de Ouro” premia como prenúncio. Para minha tamanha decepção, a cerimônia do Oscar de ontem (07/03) não premiou Avatar como melhor filme, e nem James Cameron, como melhor diretor. A academia preferiu dar as estatuetas dessas categorias (e outras quatro) para “Guerra ao terror”, dirigido pela ex-mulher de Cameron, Kathryn Bigelow, que cravou seu nome na história por ser a primeira mulher agraciada com o prêmio de melhor direção.
Claro que os dois filmes disputaram a premiação em outras categorias técnicas, como melhor direção de arte (Avatar), melhor fotografia (Avatar), melhor montagem (Guerra ao terror), melhor edição de som (Guerra ao terror) e melhores efeitos especiais (Avatar, claro!). Os outros filmes foram preenchendo as outras categorias e, vez por outra, algum apresentador fazia alguma piada com o Avatar.
Guerra ao terror levou, ainda, o Oscar de melhor roteiro original. Eu ainda não o assisti e estou bastante curiosa para saber se realmente seu roteiro bate os demais. Mas tenho a ligeira impressão de que a Academia quis premiar um filme que ainda faz referência, de alguma forma, ao 11 de setembro e toda a mobilização que os americanos vêm fazendo em torno da guerra contra o terror. Vi alguma crítica dizendo que a vitória pode ter sido mais política - embora o filme não tenha a pretensão de discutir a política dos EUA junto ao Iraque - do que por merecimento.
Confira a lista de todos os premiados no Oscar* desse ano no Omelete e mais informações no site oficial da premiação.*Arreguei a transmissão do Oscar 2010 pela TNT na casa do meu casal preferido Fabiana e Xaxá. Obrigada gente!
A casa é sua! Pena que não deu pra fazer a receita caseira de Smirnoff Ice :(
ResponderExcluir