terça-feira, 28 de setembro de 2010

Guia eleitoral: da reflexão à diversão

O dia 3 de outubro está chegando e estou com um surpreendente sentimento de saudade. Juro: acho que vou sentir falta de acompanhar duas, três vezes por semana, por obrigação profissional, o guia eleitoral.

Há quem me chame de doida, mas sempre gostei de assistir ao guia desde a adolescência. Há coisas bastante interessantes de se obsevar. Entre propostas boas, que fazem sentido, encontramos algumas absurdas, totalmente sem noção. De tão toscas, chegam a ser engraçadas! Se temos um pouco de memória, identificamos facilmente aqueles que galgaram espaço político às custas de figuras mais populares, temos os que querem dar continuidade à tradição familiar. Também aparecem os zé ninguém e também existem os que realmente querem fazer a diferença. Esses, obviamente, são mais difíceis de identificar.

Na campanha desse ano houve uma polarização enorme no que diz respeito à super produção das campanhas, com roteiro de cinema. Além disso, o que mais me chamou atenção foi o uso de jingles altamente pegajosos para fixar o nome e o número dos candidatos. Claro que isso não é novidade alguma. É uma estratégia antiga e que dá certo. Mas juro que dessa vez até eu me pego cantarolando as musiquinhas. É pura diversão! 

Eu fiz uma pequena lista dos melhores, baseando-me, claro, num critério único: os que eu, que tenho péssima memória pará música, absorvi. Segue!

- Cadoca 2020, Cadoca é Federal
- É 22 2 2 2, é 22 222... 
- Deputado estadual, é 15 111. Deputado estadual, é 15 111, é 15 111, é 15 111, é Gustavo Negromonte!
- Agora vai vai! 2266... Em André Ferreira eu vou votar!
- Marco Maciel, 256, Marco Maciel o Marco de Pernambuco!
- Ey, Ey, Eymael... O democrata cristão!
- Pastor Cleiton Colins, 20 6 20, pra deputado estadual
- Edilson 50! Edilson 50!
- É Terezinha, É Terezinha... É 45 1 2 3...
- Humberto é do PT, é ele que eu quero. Humberto do PT 1, 3, 0!
- 14, 6 , 14, 14, 6 , 14.. Silvio Costa Filho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário