sábado, 3 de julho de 2010

Volta pra casa, Brasil

Julio Cesar emocionado (Foto: Reprodução Sportv)

E os 190 milhões de brasileiros que acompanharam a seleção na sua campanha na Copa do Mundo 2010 "voltaram para casa" desolados. A vitória da Holanda sobre o nosso time revelou o quanto não estávamos emocionalmente preparados para encarar a competição. O time era coeso, fechado, comprometido e coerente segundo os quase quatro anos de preparação. É verdade que a parte técnica, pelo que todos falam, deixava a desejar. Mas venhamos e convenhamos: não sabemos jogar com o placar contra. E isso não é culpa do Dunga. É característica do futebol brasileiro! E brasileiro que é brasileiro, não desiste nunca e não gosta de perder!

Depois disso, não é mais tempo de apontar os erros e os algozes das besteiras, como a do Felipe Melo. Agora é hora de olhar pra frente e se preparar para a Copa de 2014, que vamos sediar e precisamos resgatar o espírito de uma seleção que agrade por ser um grupo que representa o país e jogue como sabemos jogar. Podemos até perder, mas jogando bem e com dignidade.

Confesso que dessa vez achava que ia ser igual a 1994, que vencemos partidas jogando feio e a final nos pênaltis com o erro do Roberto Baggio. Mas saímos relembrando o gostinho amargo da Copa de 1998, quando perdemos para a França e o Brasil estava irreconhecível: o mesmo aconteceu no segundo tempo de Brasil e Holanda.

Mas confesso que chorei com o Júlio César, que junto com Lúcio, Juan e Gilberto Silva, formou o grupo dos melhores jogadores do Brasil em campo durante todos os jogos da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário